Pular para o conteúdo principal

Eu sou minha pior inimiga

Hoje sou minha pior inimiga. A imagem refletida no espelho gera, quase simultaneamente, uma rejeição; nada agrada.

Nunca me encaixei no padrão das meninas que atraíam olhares nos corredores da escola. Pelo contrário, ainda lembro das piadas que me acompanhavam no ensino fundamental. O volume do meu cabelo, meus traços grossos e minhas pernas finas sempre despertava uma risada abafada.

Aos 12 anos entrei na corrida pela aceitação, não minha, mas das pessoas em volta. Estica o cabelo a cada 3 meses, mesmo que queime e doa. Faça maquiagem, mas não muito; garotos odeiam maquiagens fortes as revistas dizem. Seja doce e gentil, não se imponha, isso assusta os homens também. Por fim, continue correndo em busca das curvas fartas e simétricas.

Aos 16 anos meu coração recebia a visita daquele que viria bagunçar toda minha vida. Diferente dos demais garotos da época, ele me achava atraente e me fez sentir melhor comigo mesma. Mas também me fez sujeitar a meias palavras e meias certezas. Eu era boa, mas apenas como uma distração de final de semana.

Aos 19 anos aceitei a dura realidade de que as pessoas, em sua maioria homens, são visuais. Ou seja, você pode ser intrigante, dominar as artes, entender de esportes e até falar mandarim, mas se não for bonita o suficiente sempre será vista como uma boa amiga.

A baixa autoestima é além da imagem que desagrada. É sobre se sentir irrealizada e altamente substituível. É conviver com a sensação de ser um incomodo. É se privar de viver algo novo, por conta da sua insegurança. É se relacionar com alguém e se questionar o que aquela pessoa está fazendo com você, com tantas mulheres bonitas nas ruas. É sobre correr todos os dias, mas sempre estar a 10 milhas atrás que as pessoas.

Hoje aos 20 anos tenho vestígios claros de uma busca sem resultados. Das amizades, poucas insistem em ficar. De todos os amores, nenhum ficou. O pensamento que eu não seja interessante o bastante pra fazer alguém ficar, torneia todos os dias.

Afim de me confortar ouço conselhos que destacam qualidades que eu não consigo enxergar. Dizem que é apenas coisa da minha cabeça. Outros mais otimistas se arriscam a dizer que é uma fase e vai passar. Mais não passou e desacredito que essa desaprovação toda um dia vá passar.

Autora: Mikaelly Capella


Comentários