Pular para o conteúdo principal

Alerquina e Coringa: Relacionamento abusivo


Qual a diferença entre os dois (filme e hq) ? A romantização.

A Arlequina apareceu pela primeira vez no Batman durante a série animada, em 1992, como uma ajudante do Coringa. E desde então no quadrinho Mad Love (Amor Louco) ficamos sabendo a origem da personagem, e como realmente era a relação entre ela e o Coringa.
Coringa é um louco psicótico que não sabe lidar com sentimentos feito o amor, e ele mesmo afirma isso em batman de 1999 edição 4. Por conta disso ele tenta matar-la lançando ela de um foguete. E apesar dela ter ficado furiosa ela o perdoa.
Quando os dois saem de Arkham, o Coringa a leva até a Química Ace e a empurra em um tonel de ácido. É isso que faz Arlequina virar quem é, que muda sua personalidade e aparência. Coringa força a transformação nela, por mais que ela tenha se apaixonado antes, essa mudança forçada acaba diminuindo a personagem. Isso também não deixa de ser uma forma do Coringa tentar isolar a Arlequina, um comportamento possessivo que acontece em relacionamentos abusivos.
Se pegamos a representação do relacionamento deles dois e colocamos como algo romântico, estamos passando uma mensagem de que isso é aceitável. Afinal é normal em relacionamentos agressões físicas, psicológicas, manipulação e obsessão no seu respectivo parceiro. Não é só um relacionamento complicado.
Contudo no filme esquadrão suicida o Coringa é um louco apaixonado que manda sms afim de salvar sua "pundizinho". Diferente do que vimos em “Injustice: Gods Among Us”, quando em um dialogo arlequina afirma ter um filha com o Coringa, que acabou esquecendo dela após ela ficar um ano distante.


Pra finalizar é claro que os dois são uma grande dupla juntos, porém devemos reconhecer que, pelo menos nas Hqs, o fato de les serem um casal de vilões um tanto quanto “maluco” não tira a questão de que é um ambos vivem em relacionamento abusivo.





Comentários

  1. Eu particularmente não gostei do Coringa do Leto, mas gostei muito da Arlequina. E não, não gostei do relacionamento dos dois, afinal, não me pareceu abusivo.

    Gostei do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gostei do Coringa do leto, a atuação dele foi impecável mas a proposta é muito questionável. E talvez a DC queira seguir outro rumo do que podemos ver nos quadrinhos, mas acho uma pena porque o relacionamento abusivo deles traz um certa conscientização sobre o assunto.

      Obrigada.

      Excluir

Postar um comentário