Pular para o conteúdo principal

Transição e Liberdade

Atualmente, graças aos movimentos ativistas da luta contra padrões sociais, podemos observar que várias mulheres estão se aceitando e se amando do jeito que são. Porém, um dos movimentos que está em alta é o da liberdade voltada para o seu cabelo. Lisos, Cacheados ou Crespos. Estamos nos libertando do padrão de que só os tipo 1A – 2B são os “cabelos bonitos”.
A transição capilar é um dos períodos mais difíceis para as pessoas que querem deixar de utilizar químicas no cabelo para se sentirem bem. Técnicas de texturização para os cachos voltarem, paciência, choro...e muita paciência.
Por consequência, percebe-se que nem todas as pessoas entenderam a causa. Eventualmente há diálogos como do tipo: “Ela está deixando enrolar porque está na moda”.
É extremamente importante observar como tudo pode se tornar um padrão sem que as pessoas percebam. 
Devemos perceber os sinais. Se por acaso você não se sente mais à vontade do jeito que você se sente confortável, e se sente obrigado a seguir algo porque seus amigos ou pessoas ao seu redor fazem, usam, seguem ou falam que fica legal em você e por isso você deve continuar...PARE!
O objetivo de todo o movimento é você se sentir livre para ser quem você é, e não porque é moda e todo mundo faz. Liberte-se dentro de si mesmo. Você precisa se conhecer, e desabrochar sua essência e gostos. Entender seus motivos e razões e explorar cada parte do seu corpo, tanto mentalmente como fisicamente.

Autora: Samantha C.S. Costa

Ilustração: Gabriela Todeschi

Comentários